Relutâncias

Ouvindo Kelly Clarkson...
...aqui.


E não tem jeito! A vida é cheia de tentáculos e tentação. A gente se esforça pra se achar, pra trilhar o caminho certo, e acaba assim... Saindo pela tangente, fugindo do coração. Sei não, mas acho que dentro da gente, há sempre aquela porção que clama por racionalismo e bom senso, que nos dita a conduta correta (para que não firamos nem a nós mesmos tampouco o nosso brio), que nos avisa do perigo. É que às vezes, na maioria das vezes, é mais legal nem ouvir. Esse texto tem início, mas nunca, nunquinha, que terá fim. É tanta coisa que a gente guarda dentro da gente, tanta coisa que a gente abre mão de viver, tanta coisa que a gente prefere esquecer que sente. Se eu pudesse dar um conselho seria: Não deixe que ninguém seja leviano (a) com os seus sentimentos. Às vezes, a nossa vontade de viver algo incrível é tão grande, que se engana, se mente, se ilude. Atribui a responsabilidade de uma história incrível, ao primeiro imbecil que aparece. Às vezes nossa hora ideal, faz com que pessoas erradas pareçam ideais também. Às vezes a gente se permite viver algo tão menor do que realmente merecemos, por pura e simplesmente baixa estima. E daí nos abrimos, para o que de pior existe no universo. Não se permita ser a pessoa certa, na hora errada de ninguém. Ou ainda: Não seja leviano (a) com o coração dos outros. Não engane, não dê falsas esperanças, não faça com o outro o que não gostaria que fosse feito com você. E não importa o quão vulnerável ou carente você esteja. Seja honesto, seja sincero. E coisas boas virão ao seu encontro. Coisa simples, coisa de avó, coisa de mãe, coisa de quem tem um coração.

Sabe, menino, confesso que fiquei surpresa com a tua reaparição. (Confesso também que o meu coração disparou quando olhei nos teus olhos, e enxerguei mais uma vez, o homem que roubou tantos anos da minha vida). Andei pensando... Não tem muito sentido você admitir agora, que fez besteira. Você faz isso desde o dia em que eu te conheci, cortando o sol, apressado com teu sorriso ensandecedor e tua postura ousada de algoz. (Não sei se eu já tive oportunidade de te dizer, mas desde a primeira vez que te vi, mesmo eu afirmando que não, eu havia me apaixonado por esses teus olhos castanhos e essa boca que…) Mas você faz tudo errado. E eu, o que eu faço com tantos pedidos de desculpas? Eles não levam a nada, se você quer saber. Essa coisa de ferida e cicatriz é tudo verdade. Como é mesmo que dizem? A ferida uma hora se fecha, mas a cicatriz é a lembrança eterna da dor. Erros podem até ter perdão, menino, mas eles nunca têm realmente conserto. Além disso, é tarde, sabe?

Quando eu era criança, costumava brincar com as ferramentas do meu pai, dizendo-me uma cientista inteligente que iria fazer robôs com latas de leite ninho. Olho essas chaves e pregos e martelos e coisas que até hoje não aprendi o nome, e… Se eu pudesse, menino, te deitaria naquela mesa da área de serviço, e passaria um dia inteiro com essas ferramentas nas mãos, consertando os teus defeitos. Desenroscaria teus vícios, acertaria tuas manias, bateria um prego em teus medos e poliria o teu coração… tudo ficaria em seu devido lugar. Seria um dia árduo de trabalho, talvez até dois. Depois, me dedicaria a escavar os teus erros, saboreando a lentidão em que eles seriam transformados em pó, totalmente inofensivos. Então eu abriria a janela do meu quarto e os sopraria para bem longe, com um alívio que eu nunca conseguiria descrever nem na minha melhor inspiração. Mas tudo ainda faz parte da minha ficção infantil. Além disso, é tarde, vê?

Escuta, menino, eu sempre te amei acima de todas as tuas falhas. A culpa não é minha e, no fundo, sei que você entende. Eu tive esperança de um dia poder ajustar esse teu jeito desarrumado à minha vida. Mas eu devia saber que você não é uma lata de alumínio pronta pra ser moldado ao meu querer. (Ainda que eu só tenha desejado o melhor …) Essa conversa de sentir falta, menino, tudo isso ainda mexe comigo. Eu não gosto de confessar, mas por aqui tem se passado a mesma coisa. Só que agora não adianta insistir. Eu te falei tantas vezes, lembra? Que só brincar de amor não sustenta o tempo. Que é preciso levar a sério quando se quer durar. Chega uma hora que a gente precisa aprender a ser pro outro, compreende agora? Mas não, agora não adianta. Escuta, é tarde.

Por isso vai, menino. Que eu continuo sendo mais um dos teus vários amores. Desses que duram um gole de cerveja ou um samba no pé e depois viram pó. Volta a tocar tua vida com teu sorriso bandido e todas as tuas besteiras. Um dia se eu ver novamente, os teus olhos castanhos brilhando pra/por mim, em um gingado diferente, é sinal que tu achou o teu próprio conserto. Aí quem sabe, menino, se a gente se encontrar num desses becos sem saída… a gente descubra que só há uma saída pra nós dois.

Adaptação do Texto "O que tu não sabe, morena", por Sâmia Louise.





— E o que a gente vira quando vai embora de alguém? 
— Uns viram pó. Outros caem igual estrela do céu. Outro só viram a esquina… E têm aqueles que nunca vão embora.
— Não? E eles ficam onde, Senhor?
— Na lembrança.


*

Diz o mestre: ''A encruzilhada é um lugar sagrado. Ali o peregrino tem que tomar uma decisão. Por isso os deuses costumam dormir nas encruzilhadas. Onde as estradas se cruzam, se concentram duas grandes energias -- o caminho que será escolhido e o caminho que será abandonado. Ambos se transformam em um caminho só -- mas apenas por um pequeno período de tempo. O peregrino pode descansar, dormir um pouco, até mesmo consultar os deuses que habitam as encruzilhadas. Mas ninguém pode ficar ali pra sempre: uma vez feita a escolha, é preciso seguir adiante, sem pensar no caminho que deixou de percorrer. Ou a encruzilhada se transforma em maldição''.



♪♫ This is not my surrender
I'm not running for cover
I'm right here, I know you see me
But your words no longer deceive me

In the night
When you're lonely, you'll remember how much you miss me
So you call, but I swear
You can try a million times, you'll get the same answer

All I have to say is you don't deserve me, you don't deserve me
I'm finally walking away, cuz you only hurt me
And you're not worthy ♪♫

Postagens mais visitadas