Sobre resignação, perdão e desprendimento.


Meu coração implorou silêncio, mas meu espírito quis bradar. Sou guerreira, de punhos fortes e peito de aço. E é preciso deixar explícito que... A maior batalha que tenho travado, é comigo mesma, nunca foi com você. E é estranho ver você jogar tanta palavra ao vento... É estranho ver você perder o seu tempo. Logo você que nunca teve tempo a perder... Sei não, é que eu tenho amadurecido tanto em tão pouco tempo. Calar-se diante de um insulto pra bem aquém de mediano, é sabedoria / maturidade, jamais covardia. Portanto, recolha-se a sua atual insignificância e vá ser feliz! Mas, se parte da sua felicidade e completude, incluem os pseudo e mentirosos moralismos, você precisa estar preparado pra receber de mim o desprezo (ainda que eu me deprecie bastante em oferecer algo tão subumano a alguém). O desprendimento e o desapego são ensinamentos árduos... E eu tenho tentado muito, a cada instante, agir de forma serena. É preciso ter paciência. O tempo de Deus, não é o nosso tempo. E se Ele nos deu a liberdade de escolher os caminhos que queremos seguir, também nos deu a força necessária para viver as conseqüências dessas escolhas. Ninguém está livre de colher o que plantou. Voltando da Universidade, olhando as pessoas através da janela do trem, desejei que Deus me desse um sinal, qualquer coisa que me indicasse uma direção...

Foi quando observei o diálogo entre duas senhoras à minha frente, que provavelmente voltavam da Igreja:

"Nós devemos agradecer a Deus até pela tormenta! Se passamos provações, é porque somos fortes. Deus não nos dá o frio, sem ter certeza que podemos nos aquecer. Ele não nos condena por errarmos... Tudo que Ele espera de nós é resignação." 

Deus nem sempre responde nossas preces com “Sim!” ou “Não!”. Às vezes é mais um “Calma aí!”... Acontece hoje e a gente só entende amanhã. Mas ter fé não é acreditar, ter esperança, convicção de que um dia as coisas virão? Eu penso que sim! E eu nem acho que resignação seja conformismo. Conformismo é cruzar os braços e não fazer mais nada. Ter fé é rezar, orar, pedir para que a chuva venha acreditar que ela virá, e sair arando os campos antes do seu advento. Algumas coisas, por mais esforço que a gente faça, precisam de tempo pra amadurecer. E eu nem estou falando de pessoas, estou falando sobre sentimentos mesmo. É que às vezes a gente quer resultados imediatos. Mas não funciona assim. Infelizmente. Hoje eu percebo que nada foi em vão. Se eu não tivesse acreditado nele e na história que eu queria viver com ele, eu nunca ia saber que não teria dado certo ou que ele apesar de toda maquiagem, simplesmente não sentia o mesmo. Eu precisei vir e apostar todas as fichas. Porque eu sempre vou preferir quebrar a cara, a viver dentro das probabilidades e morrer no “E se...”. Se a vida nos esbofeteia ela também nos acalenta. E foi ela mesma, quem me deu a tranqüilidade de reconhecer que, até agora, eu vivi da melhor forma que podia. Cheia de erros, sim, vulnerabilidades, exageros, teimosias, destemperanças... Mas da melhor e da mais honesta forma que eu consegui.

Eu sei. Eu creio. Eu oro. E Deus diz pra eu esperar (e para arar os campos) porque a chuva sempre vem. E o caminho é longo. E Ele sabe o quão difícil é olhar pra trás e não sentir raiva. Lembrar você e das múltiplas atitudes mesquinhas e medíocres, que você teve e tem tido, e não desejar que você tombe e bem feio. Então eu respiro fundo e oro. E a cada babaquice sua, internamente eu vou te perdoar e te pedir perdão. Em cada ofensa que você direcionar a mim, eu vou mentalizar o amor de Deus... Para que Ele toque a você, como tem tocado a mim. Porque ainda que você me deseje o mal, ainda que você queira me atingir, eu só te desejo o amor. "Se você nunca der o primeiro passo, você nunca vai seguir adiante." E se você não está pronto, eu dou o primeiro passo por você. :)



"Um dia uma folha me bateu nos cílios...
achei Deus de uma grande delicadeza." (CL)

E, por cada benção, já alcançada e recebida, eu só queria, do meu jeito parco e humanamente bobo, profundamente agradecer.

Postagens mais visitadas